Antes de escrever sobre a unicidade das Florestas Miyawaki, penso que é interessante explicar a origem do seu nome.
Este método remonta à década de 1970 e à descoberta do botânico japonês Akira Miyawaki, de que apenas 0.06% das florestas do seu país eram nativas. Perante esta realidade e com todo o seu conhecimento adquirido ao longo de décadas de estudo, Miyawaki desenvolveu um método de restaurar as vegetações nativas, em terras degradadas ou destruídas.
Miyawaki nasceu em 1928 e tornou-se conhecido internacionalmente como especialista em botânica e reflorestamento. Foi professor emérito na Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês de Estudos Internacionais em Ecologia. Recebeu também vários reconhecimentos, como o prémio Blue Planet Prize, no ano de 2006. Akira Miyawaki, que morreu com 84 anos afirmava que “em vez de descartar os recursos da terra queria trazer estes objetos de memória de volta à vida, para o repouso das almas e para o futuro”.
O método Miyawaki de arborização, inspira-se nos ecossistemas naturais para criar florestas pioneiras 100% orgânicas, densas e diversas em menos de 20 a 30 anos. Estas florestas crescem 10 vezes mais rápido, são 30 vezes mais densas e contêm 100 vezes mais biodiversidade. São rápidas de estabelecer e livres de manutenção após os primeiros dois a três anos. Comprovado no Japão e em todo o mundo, este método tem uma taxa de sucesso de 97% para a sobrevivência das árvores, mesmo em ambientes de teste.
Este método reproduz a forma como uma floresta se recolonizaria se o ser humano não estivesse presente, sendo plantadas apenas espécies vegetais nativas que ocorreriam naturalmente numa área, sem a intervenção humana, dada a condição climática específica e localização. Desde há milhares de anos que as espécies de plantas nativas adaptam-se ao ambiente local onde ocorrem, permitindo criar um ecossistema de suporte. Assim, plantar estas espécies permite restabelecer a biodiversidade associada e desenvolver uma floresta mais responsiva às alterações climáticas.
O método Miyawaki não é único, apenas porque restaura habitats nativos usando árvores nativas. Os princípios de arborização para a criação das florestas nativas Miyawaki baseiam-se na compreensão de como as espécies interagem numa floresta natural e na plantação de uma combinação diversificada de árvores próximas entre si, para maximizar a densidade e estabelecer o equilíbrio.
Ao plantar uma grande variedade de árvores nativas próximas umas das outras criamos um aumento da biodiversidade. Por outro lado, a densidade de crescimento das árvores proporciona uma maior quantidade de alimento para os polinizadores e refúgio para as aves. Ao ter uma maior copa arbórea evitamos o aparecimento de plantas indesejadas devido ensombramento e ainda criamos um lar fresco para os insetos. O aumento da folhada florestal leva a um aumento da fertilidade e a vida no solo.
É importante referir que as florestas de Miyawaki não são uma opção às florestas naturais, mas sim um meio de reflorestar habitats destruídos e melhorar ambientes ecologicamente degradados, por exemplo em meios urbanos, que por sua vez, fornecem:
- Aumento da vegetação,
- Habitat para as espécies animais,
- Espaços verdes e frescos de lazer e relaxamento,
- Melhoramento da qualidade do ar,
- Redução da poluição sonora,
- Mitigação do escoamento superficial das águas pluviais e
- Diminuição do efeito de ilha de calor urbano.
As Florestas Miyawaki são únicas porque:
- São até 30 vezes mais densas que as plantações convencionais,
- São 30 vezes mais eficientes na redução do ruído e poeiras,
- São até 30 vezes mais eficientes na absorção de dióxido de carbono relativamente às monoculturas,
- São completamente livres de manutenção, selvagens e nativas após os primeiros três anos,
- São completamente livres de fertilizantes químicos e químicos, sustentando a biodiversidade local.
Foi por tudo isto, e por muito mais que ainda há para vos dar a conhecer, que me tornei admiradora do Método Miyawaki, sendo o escolhido pela Floresta Nativa para o desenvolvimento dos seus objetivos e projetos.
Com a Floresta Nativa podes aprender mais sobre este método único e criares a tua própria mini-floresta, bem perto de ti.
Fontes: http://akiramiyawaki.com/about/akira-miyawaki/ https://www.sugiproject.com/ https://www.afforestt.com/